domingo, 12 de junho de 2011

Até sempre camarada...


Ainda não contei como foi a aventura de ir ao teatro cine da terra ver o filme José e Pilar. Foi uma aventura porque eu estive quase para não ir. Não porque o filme não suscitasse o meu interesse mas sim, porque não gosto de ir sozinha. Fico atrapalhada, sem graça. Depois pensei que  se não fosse ia me arrepender, iria ficar chateada comigo e, olhem, decidi enfrentar os meus medos. Depois de estacionar o carro, lá vou eu toda confiante e…atrasada…pois, há coisas que nunca mudam…ao longe vejo que ainda não tinha começado , havia pessoas na rua em frente ao espaço. Abrandei o passo, aproximei-me, subi os degraus, dois apenas (mas nervosa como eu estava, podia ter-me dado um chilique), e, upps, alguém está a fazer um sons estranhos no hall, toda a gente está a olhar. Será que fui só eu que não achei graça nenhuma àquela representação?? Vou dar o benefício da dúvida, já que representar um monólogo não é fácil. Como não me interessava o que se estava a passar, comecei a olhar em meu redor. Quase tudo malta nova, quase todos vestidos do mesmo estilo, quase que aposto que eram comunistas e bloquistas. Vá lá, não me digam que não topamos logo pelo modo de vestir as tendências partidárias de cada um?? Olha, olha, a jornalista Cândida Pinto, duas ex-colegas da APECI, um casal de rapazes gays, e, pronto, pessoas que nunca tinha visto nem mais gordas nem mais magras. Ah, parece que a actuação teatral já terminou. Ufa!!  Finalmente,  podemos entrar, e agora, onde me vou sentar?? Optei por ficar nos lugares mais perto da porta de saída, na extremidade da fila. Ui que bom…chegou um grupo de sete amigos e querem se sentar na mesma fila. Lá me levanto, lá eles se sentam. Começa o filme. Que posso dizer? Apenas que fiquei tão feliz por não ter desistido, por não ter me fechado em casa. Valeu muito a pena.
Cunha
P.S. Nunca li nenhum livro de Saramago, apesar de ter três livros dele cá em casa. Faz-me imensa confusão a ausência de pontuação, de pontos finais. Talvez esteja na altura de voltar a pegar no Memorial do Convento…
P.S. Julgo que muitas pessoas não gostam do Saramago pela sua ideologia política. Eu não gosto de misturar as coisas. Através do filme vemos outro Saramago. O apaixonado, o encantado, o paciente…
P.S. F., a tua falta foi sentida. Dos teus comentários ao longo do filme e das tuas gargalhadas J.  Acho que ias gostar muito.

Sem comentários:

Enviar um comentário